O uso de software de gestão de frota para analisar informação proveniente de veículos conectados está a resultar em comportamentos mais seguros e eficientes por parte dos condutores, segundo um estudo da Verizon
Um estudo baseado nos dados de utilização de mais de 27 mil veículos de 720 frotas suportadas pela Verizon Connect nos Estados Unidos determinou que a monotorização detalhada do comportamento rodoviário com recurso a software de gestão de frotas resulta num aumento da segurança e eficiência e redução de custos. “Para negócios com serviço externo, o uso dos veículos pode ser uma causa direta da perda de eficiência e um indicador-chave de áreas de melhoria,” refere o relatório, acrescentando que “quanto mais as empresas medem, melhores serão os resultados obtidos. Em quase todos os casos, relatórios mais frequentes e detalhados levam a melhorias significativas ao longo do tempo”. Estas melhorias, conclui, podem ser traduzidas num impacto positivo na produtividade, responsabilidade e comportamento rodoviário dos motoristas, potenciando melhor atendimento ao cliente, redução de custos e eficiência operacional. Entre os resultados concretos obtidos, a Verizon relata uma redução de 12% da “condução brusca” (excesso de velocidade e travagens a fundo) no primeiro mês e 39% ao final do segundo. O excesso de velocidade, por si só, verificou uma redução de 71% no primeiro mês e 153% nos dois meses do estudo. A Verizon citou também um estudo da Abardeen, o qual relacionou o uso de software de de gestão de frotas e serviço externo com um aumento de 33% da produtividade da força laboral. Um inquérito adicional determinou que 60% dos negócios norte-americanos usam este tipo de software. Destes inquiridos, os resultados citados incluem melhor atendimento ao cliente, aumento da produtividade, e gestão de rotas otimizada. “Negócios que usam software de gestão de frotas para obter insights sobre o comportamento dos condutores verificam melhorias nos comportamentos que pretendem alterar”, conclui o estudo.
|