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Transportes públicos do Porto adotam pagamento automático contactless

Transportes públicos do Porto adotam pagamento automático contactless

Em colaboração com a Visa, o Andante, a REDUNIQ, a Card4B, a Cybersource e a Littlepay, introduzem os pagamentos contactless nos transportes públicos do Porto, podendo agora os viajantes pagar automaticamente com cartão ou dispositivo contactless, sem o intermediário do bilhete ou passe

Hoje, em colaboração com a Visa, o Andante (sistema de bilhética intermodal da Área Metropolitana do Porto, gerido pelo TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE), a REDUNIQ, a Card4B, a Cybersource e a Littlepay, introduzem os pagamentos contactless nos transportes públicos do Porto, num projeto piloto, que integra a Linha Violeta (E) do Metro do Porto (que serve o Aeroporto Internacional do Porto) e os autocarros da linha 500 da STCP. 

A partir de hoje, turistas, residentes ou qualquer pessoa que queira utilizar os transportes públicos do Porto, já não vão precisar de carregar os seus cartões Andante cada vez que quiserem utilizar a Linha Violeta (E) do Metro ou os autocarros da linha 500 da STCP. Os utentes vão poder pagar a sua viagem tocando simplesmente com o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento contactless nos validadores com o símbolo  [símbolo contactless] . Isto significa que não é necessário ter dinheiro em numerário, esperar nas filas para adquirir títulos de transporte ou perder tempo a descobrir onde comprar.

O projeto-piloto integra as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta e ainda as estações Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados (estas na Linha Amarela ou comuns às linhas A, B, C e F do Metro) e integra também os autocarros da linha 500 da STCP Praça da Liberdade / Matosinhos (Mercado).

Cada viagem custa €2.00 e é válida por 1h15m no Metro do Porto e na STCP, independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens acima referidas. Na STCP, cada viagem tem também o valor de €2.00 e é válida num único sentido entre duas quaisquer paragens da linha 500, não permitindo transbordos.

Tanto no Metro como na STCP, aplica-se a melhor política tarifária, sendo assegurado ao cliente que nunca vai pagar mais do que €7.00 (título diário), independentemente do número de viagens ou que faça ao longo do dia.

Os transportes públicos vão desempenhar um papel fundamental na recuperação económica e os pagamentos contactless podem ajudar a proporcionar uma experiência segura e fácil aos passageiros e operadores de trânsito que procuram limitar os pontos de contacto e interações físicas, oferecendo assim uma melhor experiência de utilização. Um estudo de mercado recente da C Space, em colaboração com a Visa, demonstra que, 44% dos utilizadores dos transportes públicos acreditam que utilizariam mais frequentemente este meio de transporte se os pagamentos contactless estivessem disponíveis, e 60% deles esperam seriamente que, no futuro, a tecnologia contactless esteja disponível nos transportes públicos. Relativamente aos sistemas de pagamento preferidos, 63% dos utilizadores de transportes públicos afirmam ter um cartão contactless e utilizam-no para fazer compras[1].

"Ao trabalhar com o TIP e os nossos parceiros neste projeto piloto, a Visa ajudou a implementar um sistema de pagamento contactless que marca o início de uma experiência de viagem diferente nos transportes públicos: mais simples, rápido, seguro e conveniente para as pessoas que visitam, trabalham e vivem no Grande Porto. Além disso, a oportunidade de utilizar pagamentos contactless no transporte público contribui para a criação de uma região mais eficiente e sustentável", afirma Gonçalo Santos Lopes, Responsável da Visa em Portugal.

"Para os grandes centros urbanos, o pagamento de transporte com contactless passou de algo meramente agradável para uma solução obrigatória, proporcionando aos clientes soluções seguras, convenientes e que evitam contactos desnecessários com superfícies, oferecendo assim proteção contra a Covid-19. Estamos a assistir a uma aceleração e a um maior envolvimento entre os mais de 460 projetos ativos da Visa em mobilidade urbana em todo o mundo, e a tecnologia contactless é fundamental para trazer as pessoas de volta aos transportes públicos", acrescenta Santos Lopes.

Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração do TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE e da Metro do Porto, SA considera que, “embora se trate de um projeto-piloto, a disponibilização de uma solução contactless no Porto, é um importante passo em frente em termos de inovação e desmaterialização da bilhética. É mais um avanço do sistema Andante, depois de termos introduzido a aplicação móvel ANDA, em 2018, que nos permite prescindir cada vez mais dos suportes em papel e em plástico, com todas as vantagens que daí decorrem para a sustentabilidade ambiental.”

“Por outro lado, quero também destacar que somos uma primeira linha de desenvolvimento tecnológico no setor dos transportes públicos. Estamos alinhados na prioridade à inovação apontada à disponibilização de soluções mais práticas, mais limpas, mais amigáveis e mais seguras, que acrescentam valor e induzem a captação de clientes” afirma Tiago Braga.

O desenvolvimento da mobilidade urbana é essencial para o futuro dos transportes e contribui para a recuperação económica das cidades. Para muitos sistemas e operadores de transportes europeus o impacto financeiro da Covid-19 tem sido significativo. À medida que as cidades iniciam as várias fases de desconfinamento, a Visa tem trabalhado com as autoridades locais, operadores de transportes públicos e parceiros internacionais, para permitir pagamentos contactless em sistemas de transportes públicos urbanos em todo o mundo, de modo a que, com este tipo de soluções, se possam oferecer modos de transporte fiáveis e eficientes como parte dos esforços de recuperação.

Com este serviço, o Porto junta-se agora a outras cidades europeias, tais como Madrid, Londres, Turim e Bona, que também estão a possibilitar aos seus passageiros deslocarem-se de uma forma simples, segura e conveniente.

Nos bastidores dos pagamentos contactless para o trânsito urbano

A Cybersource, uma solução Visa, e a Littlepay, uma plataforma de pagamentos centrada na mobilidade urbana, têm sido fundamentais para dar vida a este projeto. Existem nos bastidores uma quantidade enorme de processos para implementar a tecnologia que permite pagamentos contactless para serviços de mobilidade urbana: a Cybersource ajudou o TIP a tornar esta solução uma realidade mais rápida e segura. A Cybersource oferece, ainda, soluções de pagamento em conformidade com as regras das principais marcas e permite uma implementação mais fácil de pagamentos digitais para os operadores, ao mesmo tempo que ajuda a proteger contra fraude.

"Ao trabalhar com o TIP e parceiros neste projecto estamos a ajudar a levar o Porto à vanguarda da mobilidade urbana, oferecendo opções de pagamento contactless aos utentes", disse Fernando Souza, Vice-Presidente da Cybersource. "Há um grande sentido de urgência entre os operadores de trânsito em adotar estas soluções, e estamos empenhados em potenciar uma experiência segura num mundo onde as o contactless veio para ficar".

A REDUNIQ é uma unidade de negócio da instituição financeira UNICRE e o principal adquirente de pagamentos eletrónicos em Portugal e também desempenhou um papel fundamental neste projeto. A Unicre, como instituição financeira, efetua a aceitação das transações contactless na linha do Aeroporto do Metro do Porto e nos autocarros da linha 500 da STCP. Esta é uma tecnologia que define um conjunto de normas de segurança para transações com cartão de débito e crédito, que também pode ser utilizada para pagamentos móveis NFC. De acordo com Tiago Oom, responsável do negócio de Acquiring da da UNICRE, "o nosso objectivo é fornecer soluções contactless a cada cliente em Portugal, através dos nossos parceiros e comerciantes, para que possamos ter compras sem numerário e mais seguras".

 

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