A Volvo Cars anunciou planos para se tornar um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos até 2030, removendo gradualmente da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos
A Volvo Cars está a caminhar diariamente para se tornar líder no segmento de automóveis elétricos premium e anunciou que ambiciona ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos até 2030. Até lá, a Volvo Cars irá, de forma gradual, remover da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos. Com efeito, em 2030, cada novo automóvel Volvo Cars vendido, deverá ser exclusivamente elétrico. A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da Volvo Cars, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro, até 2040. Esta decisão baseia-se, ainda, na expectativa de que, quer a legislação, quer a melhoria das infraestruturas de carregamento, irão contribuir significativamente para uma aceitação crescente dos clientes em relação aos automóveis 100% elétricos. “Não existe futuro a longo prazo para os automóveis com motor a combustão interna. Queremos ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos em 2030. Isto permitir-nos-á ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes e fazer também parte da solução no que toca ao combate às alterações climáticas.”, refere Henrik Green - Chief Technology Officer – Volvo Cars.
Impacto climático neutro até 2025 nas unidades produtivas e até 2040 como um todoEnquanto fornecedor de mobilidade, a Volvo Cars reconhece que faz parte do problema das alterações climáticas e entende ter a responsabilidade de agir. A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da Volvo Cars, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro até 2040. Como medida intercalar, até 2025, a empresa pretende reduzir em 40% a pegada de carbono associada a cada modelo, através da redução de 50% ao nível das emissões de escape dos automóveis, de 25% ao nível das matérias-primas e fornecedores e de 25% no total das operações relacionadas com a logística. Ao nível das suas unidades produtivas, a ambição é ainda maior pois a Volvo Cars pretende, neste ponto, ter um impacto climático neutro já em 2025. Atualmente, as unidades produtivas da empresa são já alimentadas por mais de 80% de eletricidade com impacto neutro no clima. Todas as fábricas europeias são, desde 2008, já alimentadas com energia hidroelétrica. “Para sermos bem-sucedidos, precisamos de crescimento lucrativo. Assim, em vez de investir num negócio que está a diminuir, optámos por investir no futuro – e esse futuro é elétrico e é online. Pretendemos ser líderes no segmento de automóveis elétricos premium, um sector que apresenta um crescimento rápido”, refere Håkan Samuelsson - Chief Executive – Volvo Cars.
Tecnologia Blockchain – rastreio global do cobaltoA Volvo Cars é o primeiro construtor automóvel a implementar um rastreio global do cobalto utilizado nas suas baterias através da aplicação da tecnologia blockchain. O rastreio das matérias-primas como o cobalto, utilizadas na produção de baterias de iões de lítio, é, atualmente, um dos principais desafios de sustentabilidade enfrentado pela indústria automóvel, estando a Volvo Cars comprometida com o seu rastreio total. Desta forma, a marca pretende assegurar uma transparência total aos seus clientes para que estes possam conduzir os veículos eletrificados sabendo que o material utilizado nas suas baterias foi sempre obtido de uma forma responsável. A tecnologia Blockchain, que estabelece uma rede de partilha de dados de confiança, aumenta significativamente a transparência da cadeia de fornecimento de matérias-primas, pois as informações sobre a origem do material não podem ser alteradas sem que isso seja detetado.
Materiais reciclados em todos os automóveisUma das ambições relacionadas com a economia circular consiste em aumentar, significativamente, a percentagem de materiais reciclados e sustentáveis nos automóveis até 2025. As metas definidas são claras e envolvem o incremento de: 25% de plástico reciclado, 40% de alumínio reciclado e 25% de aço reciclado. O Volvo C40 Recharge, hoje apresentado mundialmente, será o primeiro modelo da marca sem qualquer componente em pele de origem animal. Um novo modelo de negócio assente no online: A Volvo Cars anunciou também um aumento do foco nas vendas online onde irá apresentar uma oferta mais completa, atrativa e transparente sob a alçada do serviço Care by Volvo. Todos os modelos 100% elétricos serão comercializados online. Esta estratégia revela uma nova forma de relação com os clientes e, com isso, a alteração do modelo de negócio tradicional. Como parte desta sua nova estratégia comercial, a Volvo Cars irá fazer investimentos significativos nos seus canais de vendas online, reduzindo a complexidade da sua oferta de produtos e aplicando uma estrutura de preços definida e transparente para cada modelo. “O futuro da Volvo Cars assenta em três pilares: eletricidade, online e crescimento. Queremos oferecer aos nossos clientes paz de espírito e uma forma simples de ter um Volvo, ao remover a complexidade por vezes associada à aquisição. Simplicidade e conveniência serão a chave para tudo o que pretendemos fazer.”, refere Lex Kerssemakers - Head of Global Commercial Operations.
Mais um modelo 100% elétricoCumprindo a sua promessa de lançamento de um novo modelo 100% elétrico por ano, a Volvo Cars irá apresentar hoje o seu segundo modelo 100% elétrico. Este novo automóvel é baseado na plataforma CMA e é o primeiro modelo da história da Volvo que foi desenhado e pensado de raiz para ser um modelo 100% elétrico. |