A Indra e o Aeroporto Internacional de Atenas testaram com êxito a utilização de técnicas de análise de dados para saber com antecedência o perfil do cliente, o seu comportamento e os seus hábitos
A Indra e o Aeroporto Internacional de Atenas demonstraram que a utilização de big data pode ajudar a aumentar, através da análise do comportamento dos passageiros, o volume de compras que estes realizam antes do seu embarque e consequentemente aumentar as receitas não aeronáuticas que o aeroporto recebe. As duas entidades desenvolveram um projeto piloto inserido no Transforming Transport, um projeto de 18,6 milhões de euros liderado pela Indra, no qual participam 49 parceiros, e é financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020 e pretende melhorar a logística e o transporte em todo o continente graças a big data. A análise de um grande volume de informação de diferentes fontes, juntamente com a utilização do sistema de tomada de decisões colaborativas da Indra —que faz parte da oferta de sistemas operacionais para aeroportos da empresa— permitiu ao aeroporto internacional de Atenas identificar os diferentes tipos de passageiro e elaborar modelos descritivos e preditivos do seu comportamento e necessidades. Com estes dados, os estabelecimentos comerciais podem antever o perfil dos passageiros que vão receber para lhes proporcionar produtos e serviços mais atraentes. Também podem identificar os clientes que não conseguem captar e perceber porque razão não compram. Conhecer as características básicas do passageiro, tais como género, idade, destino ou saber quando é que vai fazer o check-in, a que horas vai passar o controlo da segurança e o tempo que passará no terminal é uma informação de grande valor para desenhar uma estratégia comercial de sucesso. |