Um projeto-piloto da Siemens Mobility cortou as emissões de carbono e nitrogénio nas áreas mais congestionadas na cidade de Munique, na Alemanha. 40% dos condutores está aberto a optar por caminhos alternativos mais amigos do ambiente
Ao utilizar dados recolhidos através de sensores em tempo real, a Hawa Dawa forneceu previsões de poluição para o Laboratório Digital Intelligent Traffic Systems (ITS) da Siemens Mobility em Munique. Com estes dados, juntamente com dados de viagem anónimos da ryd, uma plataforma da ThinxNet, foi possível prever rotas individuais e sugerir alternativas mais ecológicas. Os resultados reveleram que entre 35% e 40% dos condutores estavam dispostos a mudar de rota quando recebiam sugestões alterantivas através do ryd. O teste foi lançado em novembro de 2018 e durou um mês. Incluiu 1.600 motoristas e proporcionou uma economia de 83kg de CO2 e 114g de NOx. Os condutores não só reduziram as emissões, como também reduziram a sua distância percorrida num total de 633km. Segundo o Ministério do Ambiente da Alemanha, Munique tem o segundo maior nível de NO2 na Alemanha. Munique é considerada uma das cidades mais congestionadas do país e o condutor médio gasta um total de 51 horas por ano parado em engarrafamentos. A Comissão Europeia estima que os custos de saúde por causa da poluição do ar estejam entre os 330 e os 940 mil milhões de euros por ano, com o tráfego a ser um dos maiores contribuintes para esta problemática. A Siemens Mobility estima que, se este programa fosse alargado a 20 mil condutores dentro de uma cidade, iria existir uma economia equivalente a plantar mais de um acre de floresta. Este projeto-piloto mostra uma abordagem alternativa aos sistemas de portagem dentro das cidades e pode, também, ser combinado com os transportes públicos para melhorar a mobilidade. |