A Scania está a implementar um projeto piloto na zona residencial de Barkarby no qual dois autocarros autónomos transportarão cerca de 300 passageiros diariamente numa rota de 5km
Algumas da rotas de autocarro de Estocolmo contarão com veículos autónomos, num projeto-piloto da Scania. Segundo a diretora do serviço do segmento de autocarros da Scania, Karin Rådström, a tecnologia chegou agora mesmo a um ponto de maturidade que permite iniciar estes teste, “o que faz deste projeto um dos primeiros do seu género na Europa com autocarros desta dimensão.” Os testes realizar-se-ão em duas etapas: primeiro sem passageiros, e, conseguidos bons resultados, com passageiros. A segurança é uma das principais prioridades das provas, pelo que os autocarros terão sempre um condutor de segurança para monitorizar as operações e eventualmente ajudar os passageiros. Este projeto contará com dois autocarros autónomos da Cania Citywide, a circular na área residencial de Barkarby, a cerca de 20km do centro da cidade. Está planeada uma nova rota de 5km para o efeito, sendo que em fazer iniciais apenas 1km será feito de forma autónoma. Durante a segunda fase, é previsto que cerca de 300 passageiros usem este serviço diariamente O projeto, agora em desenvolvimento, deverá começar em 2020, e irá analisar dados sobre velocidade média, tempo de atividade, rendimento, satisfação dos passageiros, etc. “Proporcionarão uma grande quantidade de conhecimento e experiência sobre os aspetos práticos da gestão e operação de autocarros autónomos”, refere Henrik Dagnäs, director general da Nobina Suécia. A área residencial onde será dado início aos testes foi descrito como o sistema de tráfego urbano mais moderno do mundo, graças à uma variedade de projetos inovadores de transportes públicos que alberga, como as infraestruturas e veículos Bus Rapid Transit e novas soluções digitais associadas à gestão de tráfego implementadas por uma parceria entre o município de Järfälla, a Nobina e a área metropolitana de Estocolmo.
|