A Indra apresentou no “Tercer Congreso Trenes y Metro 2018”, Chile, a sua oferta para o mercado de transportes, onde apostou pelas tecnologias de bilhética multimodal sem contacto como uma das soluções mais inovadoras que se podem utilizar atualmente no mercado para o pagamento de transportes públicos
As cidades vivem atualmente uma mudança de paradigma que está a potenciar uma evolução positiva nos sistemas de transportes públicos, e esta mudança deve-se à necessidade de melhorar a experiência dos cidadãos num contexto de transformação digital. José Ignacio Magro, responsável pelo Programa de Transportes Urbano e Interurbano da Indra para a América Latina, destacou neste a importância de nos adaptarmos à nova realidade das cidades, onde se vive atualmente uma mudança de paradigma que “está a forçar uma evolução positiva nos seus sistemas de transportes públicos”. Esta mudança, surge pela necessidade de melhorar a experiência dos cidadãos num contexto de transformação digital, permite, por exemplo, passar do tradicional conceito “Transporte” ao de “Mobilidade”, ou de “Passageiro” a “Utilizador”. O responsável da Indra destacou que o novo leque de soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa, tais como cartões inteligentes RFID, dispositivos com NFC, cartões bancários EMV, códigos QR seguros, e-cards e pagamentos com o telemóvel, “são os principais atores de uma transformação que está a melhorar significativamente a facilidade de acesso aos transportes e a rapidez na requisição e pagamento do serviço”. De acordo com José Ignácio Magro, os sistemas de bilhética multimodal sem contacto são soluções tecnológicas que permitem aos utilizadores o pagamento de diferentes meios de transporte, como metro, autocarro, comboio, elétricos, etc., com um único dispositivo que, ao ser sem contacto, agiliza o pagamento e aumenta a comodidade. Por sua vez, para as entidades gestoras da mobilidade de uma cidade, estes sistemas permitem, uma gestão integrada do transporte e facilitam a interoperabilidade dos sistemas de diferentes operadores. Outro dos benefícios do uso da tecnologia sem contacto é a redução do consumo de papel e as necessidades de manutenção, o que a converte numa solução mais eficiente e sustentável. Também contribui para a redução da fraude e melhora o planeamento e a gestão da rede de transportes públicos, por dispor de uma maior informação da utilização dos diferentes serviços. Ao promover serviços de transporte urbano integrado e oferecer um serviço mais atrativo aos cidadãos, estes sistemas contribuem para aumentar o número de utilizadores dos transportes públicos, favorecendo uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, contribuindo para a redução dos congestionamentos de trânsito e os custos implícitos, e minimizando as emissões contaminantes. A Indra apresentou no Congresso a sua proposta específica para resolver as exigências próprias do negócio e as dos utilizadores dos sistemas de transporte. As suas soluções para os novos canais de carregamento e comunicação têm uma app que permite a funcionalidade de consulta e recarga de cartões sem contacto, e um sitio web para o registo e gestão das contas de utilizador que, também contempla um serviço de CRM e contact center para gestão integral das incidências. A empresa apresentou ainda, o inovador sistema de pagamento sob uma Conta Única. Esta inovação permite o uso de múltiplos tokens de viagem, diferentes opções de cappings (diário, semanal, mensal, etc.), a integração com vários modos de transportes (Park&Ride, taxi, portagens, bicicleta pública, etc.) e a faturação pós-pago via conta bancária ou cartão, entre outros benefícios. |