O sistema DAVAO da empresa, que usa visão artificial e deep learning para detetar veículos com 2 ou mais ocupantes e permitir modelos avançados de mobilidade, conseguiu uma excelente taxa de precisão num projeto-piloto realizado nos Estados Unidos
A Indra é uma das três empresas, a nível mundial, que dispunha de soluções que cumprissem com os critérios de precisão mínimos exigidos para participar neste projeto-piloto organizado pela MTC, a agência que gere os transportes nesta zona dos Estados Unidos A elevada precisão conseguida pela solução da Indra é um marco, pois permite portagens mais inteligentes, com vias especiais para veículos com 2 ou mais ocupantes e novos modelos de tarifação, assim como o controlo de acesso às cidades em função do veículo e do número de ocupantes A Indra conseguiu a melhor taxa de precisão num projeto-piloto organizado pela MTC (Metropolitan Transportation Commission), a agência que gere os transportes na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, para testar nas suas autoestradas as tecnologias mais avançadas para detecção automática de veículos com dois ou mais ocupantes (veículos de alta ocupação), necessárias para poder aplicar novas políticas de mobilidade sustentável. A nível mundial, apenas três empresas cumpriam os critérios de precisão exigidos pela MTC, para poder participar neste projeto-piloto, a Indra, uma multinacional asiática e outra americana. A solução da Indra conseguiu a melhor taxa de precisão na contagem exata do número de ocupantes, com 88%. O sistema de Detecção de Veículos de Alta Ocupação (DAVAO) da Indra permite detectar automaticamente, em tempo real, de forma não intrusiva e com uma elevada taxa de fiabilidade o tipo de veículo que circula por uma via, assim como o número de ocupantes que estão nos bancos da frente e nos detrás. Assente nas tecnologias mais recentes de visão artificial e deep learning, é um produto único que permite generalizar as portagens inteligentes, com vias especiais para veículos de alta ocupação e novos modelos de tarifação dinâmica, também aplicáveis nos estacionamentos, assim como o controlo de acesso às cidades, em função do tipo veículo e do número de ocupantes. Tudo isto, combinado com a tecnologia free-flow, que permite o controlo e classificação de veículos e o pagamento das portagens sem necessidade de parar a viatura e a velocidades, inclusivamente, superiores à velocidade regulamentar. Desta forma, o sistema DAVAO, permite a implementação de novos modelos de mobilidade avançada, que dão prioridade e fomentam o uso dos transportes públicos e de veículos partilhados e de baixas emissões, com a implícita melhoria da circulação, da qualidade do ar e dos níveis de ruído. Até à data, a implementação destas medidas implicava, para que fossem cumpridas e detectadas as infrações, a vigilância e o controlo dissuasor por parte das autoridades de tráfego, o que tornava a sua ampliação complexa, pouco efetiva e fiável. Para além do projeto-piloto dos Estados Unidos, a Indra testou este sistema num parque de estacionamento de Madrid, onde também conseguiu excelentes resultados.
I+D+i que chega às nossas estradasO sistema DAVAO da Indra é resultado da aposta em investigação, desenvolvimento e inovação que a empresa tem vindo a realizar nos últimos anos para conseguir a melhor tecnologia neste sector, tanto em hardware como em software, para poder dar resposta às necessidades do mercado. No âmbito de projetos como o BeCamGreem ou DAVAO, a Indra trabalhou no desenvolvimento e evolução de algoritmos de processamento de imagens em tempo real para detecção de pessoas e detecção facial e testou os melhores equipamentos de videovigilância. O resultado é um produto pronto para se implementar nas estradas e vias urbanas, com uma precisão única e custos reduzidos de investimento e operação para os potenciais clientes.
|