A Bosch anunciou que, nos últimos quatro anos, fez mais de 1,5 mil milhões de euros com aplicações de Indústria 4.0. Em 2022, a empresa pretende gerar mil milhões de euros anuais neste domínio
Na Hannover Messe, a Bosch apresentou aquilo que considera ser a fábrica do futuro: veículos de transporte autónomos entregam componentes em espaços de trabalho digitais, soluções robóticas dão suporte aos colaboradores na produção e as inspeções de qualidade são realizadas com recurso a inteligência artificial (AI). Graças à 5G, a comunicação entre máquinas e sistemas funciona sem problemas e quase em tempo real. A Indústria 4.0 tornou-se definitivamente um elemento integrante das fábricas de hoje: nos últimos quatro anos, a Bosch fez mais de 1,5 mil milhões de euros com aplicações de Indústria 4.0. Já em 2022, a Bosch pretende gerar vendas anuais de mais de mil milhões de euros neste domínio. A Bosch reconheceu o potencial da Industria 4.0 desde o início: a empresa começou a conectar a produção e logística em 2012. Esta estratégia melhorou a competitividade neste domínio e o setor de tecnologia industrial da Bosch apresenta um crescimento consistente: de acordo com dados preliminares, no ano passado cresceu 8,9%. Considerando as taxas de câmbio, o crescimento foi de 11%. As vendas subiram para 7,4 mil milhões de euros. “O setor 4.0 compensa. As soluções digitais e conectadas estão a transformar as fábricas em espaços mais eficientes, mais flexíveis e mais produtivos”, conclui Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch, que supervisiona este setor de negócios. Por exemplo, a fábrica da Bosch em Blaichach, no sul da Alemanha, introduziu tecnologias modernas de produção, que aumentaram os volumes de ABS e ESP em 200% em seis anos - sem expandir instalações ou fazer aquisições. Os três pilares do sucesso na fábrica do futuro são as pessoas, máquinas e dados. Para garantir que trabalham de forma cooperativa, é necessário software inteligente. “O setor 4.0 seria inconcebível sem software. Através da nossa unidade operacional do Bosch Connected Industry estamos a expandir, ainda mais, a nossa posição de liderança no setor 4.0, reunindo o nosso know-how em software e serviços sob o nome de Nexeed”, afirma Stefan Aßmann, chefe da unidade de negócios da Bosch Connected Industry. Esta unidade ajuda os clientes a monitorizar os transportes, a produzir com rapidez e eficiência e a entregar os produtos com segurança e pontualidade. Para dar um exemplo: através do Nexeed Track and Trace, é possível obter informações sobre a localização, temperatura e vibrações de uma encomenda. Isso significa que o departamento de logística pode monitorizar o status da encomenda, a qualquer momento e determinar se os produtos chegarão a tempo. |