SMART CITIES
Novas tecnologias e soluções em debate no Encontro Nacional De Limpeza Urbana

Novas tecnologias e soluções em debate no Encontro Nacional De Limpeza Urbana

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) já abriu as inscrições para o 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), que decorrerá de 25 a 27 de setembro, no Centro de Congressos Vidamar Resort Hotel Madeira, no Funchal.

Segundo o mote “Limpeza Urbana + Sustentável”, vários especialistas, profissionais e entusiastas do setor marcarão presença no Funchal para analisar e discutir os desafios e as inovações da sustentabilidade na limpeza urbana no que diz respeito aos seus três pilares – ambiental, económico e social.

O programa conta já com nomes como os de Michael Groves, geógrafo e fundador da Topolytics, que abordará o uso de novas tecnologias na recolha e gestão de resíduos urbanos para tornar o setor mais transparente e eficiente, e ainda de José Ignacio Lacomba, responsável pela gestão dos espaços verdes de Valência e coordenador da candidatura vencedora da cidade espanhola a Capital Verde Europeia 2024, que falará sobre os desafios que a renaturalização e a implementação de soluções baseadas na natureza em cidades representam para os serviços de limpeza urbana.

 

Um dos pontos altos do encontro será também a masterclass “Avaliar a Limpeza Urbana”, patrocinada pela Tranemo Workwear, que abordará exemplos internacionais de implementação de índices de limpeza urbana. A iniciativa visa auxiliar o desenvolvimento de um índice específico para as cidades portuguesas, uma das medidas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e atribuídas à ALU.

 

O 6.º ENLU contará também com autarcas de todo o país para participar num debate que refletirá a diversidade do território nacional, promovendo a troca de experiências e estratégias que podem ser adaptadas às realidades locais.

 

Serão três dias de conferências, nas quais se irão debater temas sobre metas europeias, renaturalização das cidades, estratégias municipais para a sustentabilidade, transição energética, oportunidades de financiamento, uso eficiente de recursos, valorização dos territórios, novas tecnologias, lógicas de proximidade, governança e cidadania participativa, dinâmicas urbanas, limpeza urbana e felicidade, entre outros.

 

“Sabemos que as cidades enfrentam hoje inúmeros desafios e a necessidade de encontrar as melhores soluções para cada território, com as suas características próprias, é uma preocupação permanente dos decisores políticos. A ALU tem como missão apoiar os seus associados, e não só, a conhecerem boas práticas e abordagens inovadoras para um futuro mais sustentável, e o programa do 6.º ENLU dá resposta a essa vontade, abordando questões como o uso de novas tecnologias para mais transparência e eficiência no setor dos resíduos, a renaturalização das cidades e ainda os impactos nos serviços de limpeza urbana de dinâmicas como a crise da habitação que estão hoje muito presentes nos municípios portugueses. Estamos muito expectantes com a realização de mais um ENLU e convidamos todos a juntarem-se a nós num evento único no nosso país”, afirma Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.