A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) já abriu as inscrições para o 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), que decorrerá de 25 a 27 de setembro, no Centro de Congressos Vidamar Resort Hotel Madeira, no Funchal.
Segundo o mote “Limpeza Urbana + Sustentável”, vários especialistas, profissionais e entusiastas do setor marcarão presença no Funchal para analisar e discutir os desafios e as inovações da sustentabilidade na limpeza urbana no que diz respeito aos seus três pilares – ambiental, económico e social. O programa conta já com nomes como os de Michael Groves, geógrafo e fundador da Topolytics, que abordará o uso de novas tecnologias na recolha e gestão de resíduos urbanos para tornar o setor mais transparente e eficiente, e ainda de José Ignacio Lacomba, responsável pela gestão dos espaços verdes de Valência e coordenador da candidatura vencedora da cidade espanhola a Capital Verde Europeia 2024, que falará sobre os desafios que a renaturalização e a implementação de soluções baseadas na natureza em cidades representam para os serviços de limpeza urbana.
Um dos pontos altos do encontro será também a masterclass “Avaliar a Limpeza Urbana”, patrocinada pela Tranemo Workwear, que abordará exemplos internacionais de implementação de índices de limpeza urbana. A iniciativa visa auxiliar o desenvolvimento de um índice específico para as cidades portuguesas, uma das medidas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e atribuídas à ALU.
O 6.º ENLU contará também com autarcas de todo o país para participar num debate que refletirá a diversidade do território nacional, promovendo a troca de experiências e estratégias que podem ser adaptadas às realidades locais.
Serão três dias de conferências, nas quais se irão debater temas sobre metas europeias, renaturalização das cidades, estratégias municipais para a sustentabilidade, transição energética, oportunidades de financiamento, uso eficiente de recursos, valorização dos territórios, novas tecnologias, lógicas de proximidade, governança e cidadania participativa, dinâmicas urbanas, limpeza urbana e felicidade, entre outros.
“Sabemos que as cidades enfrentam hoje inúmeros desafios e a necessidade de encontrar as melhores soluções para cada território, com as suas características próprias, é uma preocupação permanente dos decisores políticos. A ALU tem como missão apoiar os seus associados, e não só, a conhecerem boas práticas e abordagens inovadoras para um futuro mais sustentável, e o programa do 6.º ENLU dá resposta a essa vontade, abordando questões como o uso de novas tecnologias para mais transparência e eficiência no setor dos resíduos, a renaturalização das cidades e ainda os impactos nos serviços de limpeza urbana de dinâmicas como a crise da habitação que estão hoje muito presentes nos municípios portugueses. Estamos muito expectantes com a realização de mais um ENLU e convidamos todos a juntarem-se a nós num evento único no nosso país”, afirma Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana. |