A cidade das Caldas da Rainha acaba de dar mais um passo importante na sua transformação digital ao implementar a tecnologia LoRa da Cisco para viabilizar a disponibilização de serviços IoT
Este investimento do município das Caldas da Rainha na sua rede e infraestrutura multisserviços vai permitir a disponibilização de serviços IoT suportados por esta rede de tecnologia LoRa da Cisco, que proporciona cobertura rádio em todo o concelho. As soluções IoT da Cisco para cidades, são uma base tecnológica fundamental no contexto da transformação digital das cidades e da sua evolução para Smart Cities. Esta infraestrutura digital, permite gerir, monitorizar em tempo real e atuar de forma dinâmica, em todos os dispositivos e serviços verticais constituintes de uma cidade inteligente, garantindo assim a proteção do investimento e a oportunidade de maximizar os benefícios. A informação gerada e recolhida em tempo real pelos sensores é canalizada de forma segura, através das redes Cisco, até ao centro de comando e supervisão, onde técnicos qualificados utilizam as diferentes aplicações, para gerir e operar os sistemas da cidade. “Os resultados que temos alcançado na nossa cidade inteligente, e neste que é um concelho com uma clara estratégia digital, é o resultado de muito estudo, auscultação a muitos fabricantes, fornecedores e aprendizagem baseada na experiência," refere Emanuel Pontes, responsável de TI da C. M. das Caldas da Rainha. "Em tudo importa realçar que o nosso sucesso não é apenas medido pelos ganhos operacionais, mas sim pelo aumento da qualidade dos serviços prestados às nossas populações, resultando na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.” Um exemplo prático da aplicação da tecnologia LoRa, está nos sensores do fabricante EVOX instalados nos contentores de resíduos que comunicam por via da rede LoRa, evitando assim gastos recorrentes com comunicações de operador. Utilizando as várias componentes desta infraestrutura digital da Cisco, os dados recolhidos através da sensorização da cidade são apresentados de forma normalizada e correlacionada, permitindo aos decisores responder de uma forma mais informada e rápida aos desafios e uma utilização otimizada dos recursos, que são geridos mais eficientemente, traduzindo-se numa melhoria na qualidade dos serviços prestados. |