A Pavnext recebeu o 1º prémio do concurso Big Smart Cities pelo desenvolvimento de um pavimento rodoviário que desacelera os carros ao mesmo tempo que converte em eletricidade a energia cinética captada no processo.
A startup portuguesa Pavnext é a grande vencedora da 5ª edição do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo e inovação promovida pela Vodafone e pela Ericsson, com o apoio de Cascais, cuja final se realizou ontem com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, com o CEO da Vodafone, Mário Vaz, e o Presidente da Ericsson, Pedro Queirós.
?Com a vitória na Final de ontem, no Centro Cultural de Cascais, a Pavnext vai agora ficar incubada no Vodafone Power Lab, ‘laboratório’ de inovação da Vodafone Portugal que apoia projetos empreendedores. A par disso, vai viajar até Estocolmo para conhecer a sede da Ericsson e os seus polos de inovação, bem como beneficiar do prémio de 10 mil euros para começar a tornar real a sua solução rodoviária para as cidades do futuro. ?A par disso, a partir de setembro, os vencedores e a Câmara Municipal de Cascais vão agilizar processos para que as startups possam testar os seus projetos-piloto no município, naquela que será a primeira cidade experimental para startups. ?Criada em 2013 para captar ideias tecnológicas que visam melhorar o dia a dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade, a 5.a edição do BIG Smart Cities foi, até à data, a que registrou o maior número de candidaturas de sempre, com a participação de quase 240 equipas. ?Os 20 finalistas que ontem lutaram pelo reconhecimento do júri foram apurados por inscrições online, mas também em vários eventos realizados durante os meses de abril e maio em Braga, Porto, Évora, Coimbra e Lisboa. ?Seguiu-se um período de um mês de pré-aceleração das ideias finalistas, com cada equipa a aprofundar a sua visão para as cidades do futuro, contribuindo para que se tornem mais inteligentes, mais sustentáveis, mais promotoras de qualidade de vida para os seus habitantes, trabalhadores e visitantes. |