Este projeto piloto irá testar a viabilidade de carregar veículos elétricos via indução eletromagnética enquanto estes circulam, o que viria a reduzir em muito a limitação do seu alcance e, assim, a potenciar a sua adoção
A ser atualmente construída na Suécia, a Smart Road Gotland consistirá em 1.6km de “autoestrada elétrica” para testar a possibilidade de carregar as baterias dos carros elétricos em andamento. A estrada possibilitará que carros com o hardware apropriado (instalado diretamente no chassis) conduzam por cima de uma plataforma de indução que, via indução eletromágnética, faz transferência de energia entre a infraestrutura e o veículo sem contacto físico. Desenvolvido pela tecnológica israelita ElectReon, este é o primeiro sistema de carregamento do género com a capacidade de carregar qualquer tipo de veículos, sejam ligeiros ou pesados. É esperado que esta tecnologia venha a reduzir o peso dos veículos elétricos do futuro – especialmente nos transportes públicos – ao eliminar a necessidade de baterias pesadas, aumentando assim a eficiência energética e reduzindo a dependência de estações de carregamento. Adicionalmente, assumindo uma futura disseminação alargada desta tecnologia, a problemática do alcance dos veículos elétricos e, subsequentemente, aumentar em muitos a sua adoção. O projeto piloto será usado para determinar a viabilidade desta solução ao larga escala, bem como o seu potencial para melhorar o sistema de transportes públicos da Suécia. Esta tecnologia é vista como um passo importante no sentido da descarbonização do país, sendo que, em caso de sucesso, está planeada a construção de um total de 2 mil quilómetros de autoestradas elétricas, com um custo esperado de 3 mil milhões. Entretanto, a ElectReon já deu início a outro projeto na sua terra-natal, no qual planeia adaptar 1km de estrada para o mesmo efeito em Tel-Aviv. A empresa está também à procura de mais cidades interessadas em investir na eletrificação sustentável dos seus sistemas de transporte.
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