Energia Inteligente - tudo começa na eficiência e segurança


Das smart cities à automação de edifícios, passando pela IoT ou pela digitalização de processos, as organizações precisam cada vez mais de poder de computação, e a este vem associado a necessidade de uma maior eficiência energética

Muitas vezes, isto pode ser endereçado com serviços cloud, mas noutros casos a organização vai precisar de estabelecer ou expandir o seu próprio data center on-premises, assim como recursos computacionais descentralizados, ou Edge Computing, perto do local onde são feitos os consumos dos dados através de microdata-centers remotos.
Um dos custos de opex mais expressivo está relacionado com o enorme consumo de energia associado. E isto não só vem com um custo monetário avultado como também contribui para a pegada de carbono.
O consumo energético é agravado pelo facto de o provisionamento de energia para os data centers ser feito em regra com base no consumo teórico máximo de cada servidor ou ativo de rede – consumo este que raramente é alcançado – assim como a correspondente refrigeração. Em ambos os casos, é mais seguro errar por excedente para garantir a disponibilidade do data center, levando a uma grande sobredimensionação destes recursos e, consequentemente, a um potencial desperdício de energia por excesso de provisionamento.

Para minimizar esta margem é então preciso otimizar a gestão do data center através de Power Distribution Units inteligentes (iPDU), que permitem monitorizar, medir e controlar o consumo de energia dentro de cada bastidor.

O novo controlador para PDUs da Legrand premite o acesso aos dados locais da energia


Medição e monitorização

O primeiro passo para a otimização do data center é a monitorização do consumo energético. 
A capacidade de mapear o consumo energético de todos os servidores e dispositivos em cada bastidor durante um período significativo de tempo permite conhecer exatamente as necessidades de alimentação de cada bastidor e de todo o data center, podendo assim alocar apenas a potência necessária em vez de nos basearmos numa estimativa.

Os iPDU Legrand permitem monitorizar a corrente e tensão no circuito para evitar sobrecargas, permitindo ativar alertas configuráveis para quando uma medição sai dos parâmetros estabelecidos ou um disjuntor é desarmado. Os iPDUs Legrand incluem um chip de energy metering dedicado ao módulo de alimentação que oferece medições altamente precisas do consumo por hora.

Estas medições têm uma tolerância comprovada de 1%, garantindo medições precisas em todos os tipos de cargas em tempo real.

Esta monitorização pode ser feita a nível de todo o PDU, a nível da tomada individual ou de grupos de tomadas (correspondentes, por exemplo, a servidores dedicados ao mesmo propósito), permitindo assim monitorizar o consumo granularmente.

Por outro lado, o novo controlador de PDU da Legrand permite acesso local a todas as medições críticas com alertas em ecrã, permitindo aos técnicos no local detetar os PDUs nos quais os parâmetros tenham sido excedidos e obter dados de consumo corretos para tomar medidas imediatamente

Todos estes dados estão disponíveis centralmente numa interface online acessível por computador ou dispositivo móvel, oferecendo toda a informação crítica à primeira vista num único dashboard para que a equipa de IT possa monitorizar o funcionamento, estado e consumo energético de cada PDU em tempo real.

Interfaces ergonómicas multiplataforma permitem a visualização de todos os PDUs de um data center de forma remota e simples


Switching e controlo

Os PDU Legrand integram também capacidades de switching de energia, permitindo um controlo granular sobre os equipamentos de cada bastidor. Assim, as equipas de IT podem gerir remotamente o data center e maximizar a sua disponibilidade.
Esta gestão inclui reiniciar servidores bloqueados, desligar equipamentos menos críticos em bastidores com risco de sobrecarga até ao problema ser resolvido, e programar ciclos de atividade para que equipamentos não relacionados com a produção possam ser automaticamente desligados fora das horas de atividade da organização, poupando energia.
Este controlo granular permite também programar a ordem correta do reboot dos equipamentos em caso de downtime, permitindo que fiquem funcionais o mais rapidamente possível pela ordem correta programada.

Os PDU Legrand incorporam também monitorização ambiental via sensores plug-and-play periféricos, que permitem detetar variações de temperatura e humidade no data center. Assim, ao detetar pontos frios é possível diminuir a refrigeração nesses bastidores, poupando energia sem comprometer a poupança do equipamento, e ao identificar pontos quentes sabemos que é necessário aumentar a refrigeração desse bastidor, ou mudar a configuração dos bastidores.
A combinação da capacidade de controlar a alimentação de cada equipamento e saber a temperatura dentro do bastidor permite também estabelecer limites de temperatura para desligar automaticamente o equipamento em situações de sobreaquecimento.

Porque a transformação digital das sociadades não pode significar desperdício energético, as soluções iPDU da Legrand contribuem para uma energia mais inteligente.



Saiba mais sobre as soluções Legrand


O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.