Energia Inteligente - tudo começa na eficiência e segurançaDas smart cities à automação de edifícios, passando pela IoT ou pela digitalização de processos, as organizações precisam cada vez mais de poder de computação, e a este vem associado a necessidade de uma maior eficiência energéticaMuitas vezes, isto pode ser endereçado com serviços cloud, mas noutros casos a organização vai precisar de estabelecer ou expandir o seu próprio data center on-premises, assim como recursos computacionais descentralizados, ou Edge Computing, perto do local onde são feitos os consumos dos dados através de microdata-centers remotos. Para minimizar esta margem é então preciso otimizar a gestão do data center através de Power Distribution Units inteligentes (iPDU), que permitem monitorizar, medir e controlar o consumo de energia dentro de cada bastidor.
|
Interfaces ergonómicas multiplataforma permitem a visualização de todos os PDUs de um data center de forma remota e simples |
Os PDU Legrand integram também capacidades de switching de energia, permitindo um controlo granular sobre os equipamentos de cada bastidor. Assim, as equipas de IT podem gerir remotamente o data center e maximizar a sua disponibilidade.
Esta gestão inclui reiniciar servidores bloqueados, desligar equipamentos menos críticos em bastidores com risco de sobrecarga até ao problema ser resolvido, e programar ciclos de atividade para que equipamentos não relacionados com a produção possam ser automaticamente desligados fora das horas de atividade da organização, poupando energia.
Este controlo granular permite também programar a ordem correta do reboot dos equipamentos em caso de downtime, permitindo que fiquem funcionais o mais rapidamente possível pela ordem correta programada.
Os PDU Legrand incorporam também monitorização ambiental via sensores plug-and-play periféricos, que permitem detetar variações de temperatura e humidade no data center. Assim, ao detetar pontos frios é possível diminuir a refrigeração nesses bastidores, poupando energia sem comprometer a poupança do equipamento, e ao identificar pontos quentes sabemos que é necessário aumentar a refrigeração desse bastidor, ou mudar a configuração dos bastidores.
A combinação da capacidade de controlar a alimentação de cada equipamento e saber a temperatura dentro do bastidor permite também estabelecer limites de temperatura para desligar automaticamente o equipamento em situações de sobreaquecimento.
Porque a transformação digital das sociadades não pode significar desperdício energético, as soluções iPDU da Legrand contribuem para uma energia mais inteligente.
|